quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O caso do Japão


O Japão é o país com maior quantidade de pessoas velhas do mundo. Nas terras orientais, o respeito aos idosos é um assunto cultural e inclusive eles têm um dia de comemoração: desde 1965, a terceira segunda do mês de setembro se comemora o “ Dia do Respeito aos Idosos” .
O sistema de saúde funciona através de um seguro universal que fornece serviços para toda a população e é financiado com impostos deduzidos de empregados e empregadores. Para cuidar aos idosos que moram sozinhos, o governo - junto com as empresas – criou medidores de consumo de água e gás que enviam automaticamente as suas leituras a um centro remoto de interpretação de dados.
Os cidadãos japoneses se importam com ajudar a que os idosos permaneçam independentes e continuem sendo produtivos. Do ponto de vista cultural mais ocidental, poderíamos dizer que é fácil reconhecer esse tipo de práticas em sociedades ancestrais; mas a sociedade nipônica é uma das mais industrializadas do mundo.
Na nossa sociedade o desinteresse pelos idosos, é muito mais do que o resultado da modernidade: trata-se de um costume cultural que aceitamos naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e obrigada por comentar! Ficamos muito felizes com a sua visita!

Cynthia Brito

Cynthia Brito
Na beleza de uma flor se esconde o brilho da simplicidade.

Tão natural!

Pedro Bial

Pedro Bial
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

Popular Posts