quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diabetes atinge 21% dos brasileiros acima de 65 anos

"A obesidade e o crescimento no número de idosos motivaram aumento de diabéticos no país, segundo Ministério da Saúde. No Brasil, 5,6% das pessoas possuem a doença." E nosso post de hoje trata justamente sobre esse quadro real que nosso país enfrenta. Os dados (referentes à maio deste ano) nos mostram claramente que o número de diabéticos no Brasil cresce e é muito provável que aumente cada vez mais, porque ainda é preciso que as pessoas se conscientizem sobre a boa alimentação e até mesmo sobre os riscos que correm ao não se cuidar. Diabetes é coisa séria e não tem idade certa para adquiri-la. Portanto, meu caro jovem, é bom se tratar tomando os devidos cuidados e aprendendo a manter um bom peso afim de eliminar vários fatores de risco! Espero que estas informações ajudem você a pensar melhor sobre esta doença que não é fácil de tratar, mas é possível vencer e levar uma vida saudável, até mesmo com uma alimentação controlada e peso estável (para os diabéticos). 

Os interessados fiquem atentos nos dados fornecidos e também observem as postagens feitas aqui no blog que falam sobre Diabetes!


Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 9 de maio de 2012, idosos acima dos 65 anos são os que mais sofrem com diabetes: 21,6% das pessoas nessa faixa etária possuem a doença. Em contraste, apenas 0,6% dos jovens entre 18 e 24 anos tem diabetes. No Brasil, 5,6% da população declaram ter a doença – em 2006 eram 5,2%. Os números fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2011. 


Entre os homens, o número de diabéticos aumentou, passando de 4,4%, em 2006, para 5,2%, em 2011. Apesar do aumento entre os homens, as mulheres continuam sendo maioria, com índice de 6%. "O Brasil tem proporção geral de pessoas com diabetes abaixo do Chile, Argentina e Estados Unidos, mas é uma tendência crescente no país", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo ministro, o governo tem realizado programas específicos aos idosos, que são mais atingidos pela doença. "O principal público que recebe remédios de graça para diabetes é quem tem mais de 65 anos", afirmou. "Vamos checar ainda o número de cadastros de diagnóstico precoce em idosos que as equipes de saúde estão realizando. De acordo com o desempenho das equipes, podemos dobrar os recursos para cada uma delas."
Causas - De acordo com o Ministério da Saúde, entre os motivos para o aumento do número de diabéticos no país estão o aumento da obesidade, o aumento da população idosa e aumento do número de diagnósticos. Entre 2006 e 2011, o número de obesos no Brasil cresceu 28%. Hoje o porcentual de hipertensos é de 22,7% entre os adultos – sendo 25,4% entre as mulheres; 19,5% entre os homens e 59,7% em pessoas com mais de 65 anos.


"Vamos reforçar ações de acesso mais fácil a medicamentos e fazer acordos com a indústria de alimentos", afirmou Padilha. "A redução do sódio e da gordura em alimentos pode ter peso importante para redução da obesidade, que é fator de risco para diabetes." Também são fatores de risco da doença o sedentarismo e o tabagismo. 


Escolaridade - A pesquisa também mostra que, quanto menor o grau de escolaridade, maior o número de diabéticos. Entre as pessoas que estudaram até oito anos, por exemplo, 7,5% possuem diabetes. Já entre os que têm doze anos de estudo ou mais, o número cai pela metade: 3,7%. 



As capitais com maior número de diabéticos no país são Fortaleza (7,3%), Vitória (7,1%), Porto Alegre (6,3%) e Rio de Janeiro (6,2%). As menores taxas são em Palmas (2,7%), Goiânia (4,1%) e Manaus (4,2%).

Dúvidas: entre em contato com a nossa equipe acessando a aba "Contato".

Agradecemos sua visita!

Volte sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e obrigada por comentar! Ficamos muito felizes com a sua visita!

Cynthia Brito

Cynthia Brito
Na beleza de uma flor se esconde o brilho da simplicidade.

Tão natural!

Pedro Bial

Pedro Bial
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

Popular Posts