sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como organizar a vida do idoso diabético

Olá, pessoal! Esta postagem é muito importante, pois trata de uma matéria retirada do site OZ! que tem o objetivo de mostrar como é possível para um idoso diabético manter uma vida organizada mesmo tendo que se limitar a certas coisas. Vamos ficar atentos a uns pequenos cuidados que são importantíssimos no tratamento do Diabetes visto que, com o passar dos anos, as funções orgânicas vão decrescendo e é natural que os órgãos dos sentidos (especialmente a audição e a visão) comecem a falhar. Por isso é essencial tomar esses cuidados para garantir uma rotina tranquila no seu dia a dia.

*Sintam-se à vontade para se expressar nos comentários. Nossa equipe estará disposta a ajudar no que for preciso.

 Insulina



Preste atenção às unidades recomendadas. Caso não consiga aplicar as injeções, peça ajuda a um familiar ou amigo treinados para fazer a aplicação em caso de necessidade. Aprenda a reconhecer os sinais e sintomas da hipoglicemia e o que fazer, caso isso ocorra. É importante que os que vivem com você também saibam como proceder.
É normal, portanto, que surjam dificuldades em colocar a insulina na seringa e enxergar os traços que indicam as unidades a serem utilizadas. Sirva-se, então, (além dos óculos de praxe) de uma lupa que se acopla à seringa. Procure-a em lojas especializadas em artigos para diabéticos. Nas grandes cidades há algumas que vendem por reembolso postal.



Glicosímetro


Se puder, tenha um glicosímetro em casa para medir o açúcar no sangue. Não se esqueça de sempre comunicar ao seu médico, caso a taxa de açúcar esteja alta. Assim, ele poderá lhe ajudar melhor a controlar seu diabetes na volta à rotina.
(No próximo post irei trazer para o blog um pequeno manual de uso do glicosímetro).




Atividade Física


Não fique parado. Os exercícios, se praticados regularmente, auxiliam no controle. Nadar e caminhar são as atividades mais indicadas para esta faixa etária, além da hidroginástica. A caminhada é a atividade mais indicada. Use tênis e caminhe em local plano, sem buracos, bem ventilado. Pratique-a de 3 a 4 vezes por semana durante pelo menos meia hora.



Remédios


Para possíveis falhas de memória, existem caixinhas de plásticos com repartições indicando o dia da semana. Coloque o comprimido a ser tomado a cada dia, assim não dá para esquecer ou se enganar. Deixe a caixinha em um lugar seguro e fácil de encontrar. Este recurso pode ser muito útil também durante suas viagens, pequenas ausências de casa etc.



Alimentação


Na alimentação, a rotina é um ponto importante. Se andou fora da linha, vamos lá. Como você sabe, os açúcares devem ser evitados. Lembre-se de que é importante comer sempre em menor quantidade e em refeições mais freqüentes - cinco a seis vezes por dia.
Não se esqueça dos alimentos que contêm fibras como verduras, legumes, frutas. Coma laranjas com bagaço, maçã e pêra com casca, etc.
Recomendação dos especialistas: coma alimentos que contenham carboidratos (massas, pães, cereais, etc) em até 60% dos alimentos ingeridos em um dia. Eles fornecem energia, indispensável ao idoso.
Por outro lado, não abuse dos alimentos gordurosos, frituras, sal, etc., e lembre-se de hidratar-se bem, tomando água e sucos de frutas (com adoçantes, se desejar) em quantidade suficiente.


(Consultoria Dr. Antônio Ferreira)


Agradecemos sua visita!

Volte sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e obrigada por comentar! Ficamos muito felizes com a sua visita!

Cynthia Brito

Cynthia Brito
Na beleza de uma flor se esconde o brilho da simplicidade.

Tão natural!

Pedro Bial

Pedro Bial
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

Popular Posts