Olá!!! Como bem sabemos a alimentação saudável é importantíssima, ainda mais nesta fase da vida, quando, muitas vezes, não podemos comer certos tipos de alimentos ou até mesmo exageramos nas comidas gordurosas e prejudiciais a nossa saúde. Espero, então que, ao ler esta postagem, possamos ficar atentos ao que realmente importa na nossa alimentação: nosso bem-estar! Saúde é essencial e para sermos saudavelmente ricos precisamos nos esforçar em, entre outras coisas, manter uma boa alimentação.
(Esta postagem também se adéqua para diabéticos que quiserem entrar na dieta).
Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados podem ser tomados para prevenir determinadas alterações degenerativas observadas com relativa freqüência em pessoas idosas. Uma pesquisa recente confirma que a boa nutrição pode provocar – ou pelo menos adiar – doenças debilitantes como osteoporose, diabete e problemas do coração.
Enquanto os pesquisadores estimam que quase metade dos transtornos de saúde em indivíduos com mais de 65 anos estejam relacionados à alimentação, estudos feitos em pessoas que seguem uma dieta vegetariana e adotam hábitos saudáveis, mostram que eles têm uma expectativa de vida maior.
De modo geral, os idosos formam o grupo mais mal nutrido de todos. E existem algumas razões para isso: o apetite, o paladar e o olfato diminuem com o passar dos anos, tornando a comida menos atraente. Além disso, muitas pessoas idosas têm dificuldades de mastigar, ou então sofrem com problemas de azia, de prisão de ventre, de intolerância à lactose e outros problemas digestivos que aumentam com o avançar da idade e contribuem para a nutrição deficiente. A perda do parceiro ou a pouca capacidade física para fazer compras ou preparar as refeições, podem resultar numa dieta à base de chá, torradas, doces, sopas instantâneas e outras comidas prontas que não atendem as necessidades nutricionais.
Vários idosos que vivem com renda reduzida pela aposentadoria, muitas vezes não podem comprar alimentos como frutas frescas, vegetais, peixe e carne, enquanto outros são vítimas de equívocos nutricionais ou se automedicam com altas doses de vitaminas e minerais. A composição do organismo muda com a idade, à medida que a massa muscular diminui (geralmente pelo desuso) e o tecido adiposo aumenta. Como o metabolismo se torna mais lento, menos calorias são necessárias; os especialistas estimam que uma pessoa deve consumir 10% menos calorias para cada 10 anos depois dos 50. Dessa forma, alguém de 50 anos que precisa de 1.800 calorias por dia, irá precisar de 1.440 aos 70, e até menos, se for sedentário. As pessoas que não conseguem diminuir a ingestão de comida estão mais sujeitas ao ganho de peso, aumentando o risco de doenças do coração, diabete e artrose (doença degenerativa das articulações).
Com a idade o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes. A osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais, donde, conseqüentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes essenciais:
Cálcio – para prevenir a osteoporose e manter os ossos saudáveis;
Fibras – para prevenir a prisão de ventre;
Potássio – especialmente se tiver pressão alta ou se utilizar diuréticos;
Vitamina B12 – para formar as células vermelhas do sangue e manter os nervos saudáveis;
Vitamina D - útil na absorção de cálcio;
Vitamina E – para ajudar a proteger contra doenças do coração;
Zinco – para ajudar a compensar a diminuição da imunidade.
Alguns médicos recomendam um suplemento diário de vitaminas e minerais para assegurar ao idoso 100% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada), ao passo que outros acham ser isso desnecessário caso a pessoa tenha uma dieta variada. Em qualquer caso, a dosagem excessiva de suplementos deve ser evitada, a menos que receitados pelo médico ou nutricionista, pois ela pode levar a desequilíbrios nutricionais. Por exemplo: os suplementos de zinco podem interferir na utilização de folato (ou ácido fólico, uma das vitaminas do complexo B) pelo organismo, da mesma forma como o ferro é capaz de inibir a adequada absorção de cálcio e zinco.
Diversas recomendações são feitas aos idosos para auxiliá-los a se manterem saudáveis e bem alimentados através da introdução de pequenas alterações em seus hábitos cotidianos. Entre elas as seguintes:
- Estabeleça horários regulares para as refeições, ao invés de “beliscar”;
- Esforce-se para tornar as refeições agradáveis, mesmo que esteja comendo sozinho. Arrume a mesa ou utilize uma travessa bonita, e também ponha para tocar a sua música preferida, a fim de lhe levantar o humor.
- Se não gosta de comer sozinho, organize almoços ou jantares com amigos e vizinhos.
- Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor. Evite por sal para realçar o sabor, usando ervas e temperos. Uma pitada de noz moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído.
- Um pequeno copo de vinho ou cerveja às refeições ajuda a digestão e aumenta o prazer de comer. Mas não substitua a comida pelo álcool, e cuidado com a interação entre a bebida e os medicamentos porventura usados.
- Beba de 6 a 8 copos d’água, suco ou outra bebida não alcoólica por dia. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária, o que pode contribuir para a prisão de ventre e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
- Se você tem problemas de mastigação, não há necessidade de fazer dieta líquida, que pode levar à prisão de ventre e até à desnutrição. Em vez disso, prepare peixe ou carne cozida e purês de legumes, sopas e outros alimentos nutritivos.
- Faça caminhadas diárias ou outro exercício, não sem antes buscar orientação do seu médico. Além de preservar a força muscular, o exercício físico também melhora o apetite e o humor.
- Se o seu orçamento é apertado, organize uma cooperativa de compras com outras pessoas em situação semelhante: comprar quantidades maiores é mais econômico. Outra sugestão é dividir a comida em porções menores e congelar para uso posterior.
Fonte: Alimentos Saudáveis – Alimentos Perigosos
Agradecemos sua visita!
Volte sempre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e obrigada por comentar! Ficamos muito felizes com a sua visita!