sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diabetes na terceira Idade

Nesta semana iremos tratar sobre Diabete.
Os interessados no assunto fiquem atentos.

O que é a diabete?

Doença em que há o excesso de glicose no sangue. E ela é a nossa fonte de energia. Mas, apesar de tanto açúcar disponível, as células do corpo do diabético passam fome. Isso porque, para entrar nas células, a glicose precisa do empurrão de um hormônio chamado insulina. O diabético sofre pela falta desse hormônio. Existem dois tipos de diabete. O mais comum é o senil, um distúrbio hereditário que atinge parte da população adulta. Mas são os hábitos de cada pessoa que vão determinar quem vai desenvolver a doença. A obesidade é a principal responsável por disparar o diabete em alguém que tenha a tendência. A outra forma da doença é o diabete tipo 1, que já foi chamado de juvenil. Ele atinge as crianças. Nelas, o sistema de defesa do corpo destrói as células do pâncreas que fabricam a insulina. 



Sintomas 

Na maioria das vezes, o distúrbio vai atacando devagar. Os sinais do diabete nem sempre aparecem todos juntos. Sede e fome exageradas, vontade de fazer xixi a todo instante, fraqueza, desânimo e dificuldade para prestar atenção são os sintomas do diabético. A pele vive irritada e pega infecções à toa e, de certo modo, o organismo é desnutrido. 



Tratamento 

O diabete é uma doença crônica. Discute-se se existe ou não cura. O desafio do diabético é manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Por isso, o acompanhamento deve ser constante. O diabético se aplica injeções de insulina de longa duração, uma ou duas vezes por dia, e outras de ação rápida, quando as taxas de glicose sobem 
demais, como depois das refeições. 

Entre os aparatos inventados para facilitar a vida desses doentes estão uma espécie de caneta para aplicação de insulina que diminui a dor na hora da picada, um inalador da substância para substituir as injeções de ação rápida e comprimidos que reduzem a quantidade de glicose no sangue. 



Prevenção 

Controlar o peso é o primeiro passo para quem quer ficar longe do distúrbio. Isso inclui uma alimentação saudável e exercícios físicos. Se você tem algum parente com a doença, esta acima do peso, já passou dos 65 anos, é hipertenso e suas taxas de colesterol ou triglicérides estão acima do normal, já tem bons motivos para procurar um médico especialista em diabete.


Pessoal, podem levar este bonito cartaz para divulgar nas redes sociais que você usa. Hoje é o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa! Vamos lembrar dos nossos idosos com mais carinho e defender por eles os direitos que lhe cabem! Pois um dia, se Deus quiser, também faremos parte da terceira idade.

Agradecemos sua visita!

Volte sempre...

Um comentário:

  1. Essas informações são importantes...Abrir os olhos, ainda mais que estou nessa faixa... beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e obrigada por comentar! Ficamos muito felizes com a sua visita!

Cynthia Brito

Cynthia Brito
Na beleza de uma flor se esconde o brilho da simplicidade.

Tão natural!

Pedro Bial

Pedro Bial
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

Popular Posts